quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

História da Família

Olá integrantes da família Rabello (Rabelo).
Fiquei um tempo afastado da internet mas estou voltando com idéias bacanas.
Pensei que poderíamos montar a História da nossa família; entrevistar a vó e os familiares mais velhos; nossa amizade com os antigos Uemura´s; o passado em Minas; tudo que for bacana, quão mais longínqua a história, mais interessante.
Mas não deixar de lado, é claro, das histórias engraçadas, como uma certa noite que algumas jovens fugiram do vô pra ir pro baile, voltaram a noite e tinha uma dentadura no copo......................rsrsrs. Pérolas, é isso que busco, pérolas.
Precisamos conhecer melhor as histórias dessa família tão fantásticas.
Conto com a ajuda de todos.
Quem quiser participar poderia coletar as informações, montar a história e me mandar que eu publico no site.
Será legal também, comentários nas histórias.
Me ajudem.
Se isso der certo, quero, no futuro, fazer uma árvore genealógica da nossa família, etc.
Abraços à todos

Feliz 2010

Rafa

47 comentários:

  1. Olá!!!
    Meus avós maternos são Rabello. Disseram-nos que seus pais vieram de Portugal... ninguém tem certeza das informações.
    Fincaram moradia na cidade de Macuco, interior do Estado do Rio de Janeiro.
    Vocês teriam alguma informação???

    ResponderExcluir
  2. oi!
    meu pai tem a sua famílha toda em belém e eles todos são rabelo e inclusive eu.
    eu queria saber se vc tem alguma informação sobre as origens da minha família!!!!

    ResponderExcluir
  3. Dizem que a familia Rabelo, Rabello e Reveles vem do sul da Itália.Com a chegada de alguns imigrantes que nao sabiam a pronuncia correta do sobrenome, nao sabe-se ao certo como pronunciar ou escrever.
    Reveles é um patronímico de Revelo, isto é, quer dizer "filho de Revelo"

    ResponderExcluir
  4. Sou neto, bisneto e tataraneto de Rabello.
    Dizem que vieram de Viseu Portugal, como os documentos indicam. Casaram-se na Mooca em São Paulo e deram continuidade a família.
    Chamavam-se Antônio Rabello.

    ResponderExcluir
  5. bom a minha bisavó diz que a origem da nossa familia é italiana mais nunca comprovei isso.. gostaria de saber a historia da nossa familia, sou de criciuma extremo sul de santa catarina será q temos todos a mesma origem?

    ResponderExcluir
  6. eu já ouvi falar que a família rabelo é só uma. se isso for verdade a família é grande.

    ResponderExcluir
  7. EU SOU RABELO DE QUIXADÁ CEARÁ, MINHA INFORMAÇÃO DOS MAIS VELHO DISSE RABELO OU RABELLO É DA UNGRIA QUE FOI PARA PORTUGAL E DE PORTUGAL PARA O BRASIL E SEGUNDO MINHA DIZIA QUE É UM FAMILIA ´SO EM TODO BRASIL, SENDO QUE NOSSO RABELO TEM ACENTO CIRCUNFLEXO [RABÊLO]

    ResponderExcluir
  8. GENTE E VERDADE QUE RABELO E DE ORINGEL PORTUGAL ??

    ResponderExcluir
  9. Bom meu pai conta a historia de q eram 3 irmaos q moravam na italia e vieram pro brasil e qndo chegaram aqui se separaram, por isso a familia Rabelo esta separada. Rabelo é um nome italiano, eu entrei no site da italia e mostra a origem do nome, porem nao consegui pegar, precisar pagar em euro pelo registro do nome, vou deixar o site abaixo:

    http://www.heraldrysinstitute.com/

    ResponderExcluir
  10. Segundo aos meus Avós e meus Pais A Família rabello é de Origem Italiana e Migraram 2 para o Brasil e um para Portugal!e a Família cresceu e ficou isso aee neh ! só em Bh tem eu minha família e mais umas 2 famílias Rabello !agora vai saber como cresceu isso aí neh! kk

    ResponderExcluir
  11. Na verdade as origens da nossa família são Espanholas, como constam vários registros de antes do ano de 1400. A minha linhagem e todo norte de Minas descende um um certo Antônio Lôpo Antônio Rabelo português, que já em 1833 possuía extensas terras em Diamantina, Jequitaí, Tijuco. Um dos seus netos: Joaquim Antônio Rabelo veio para a cidade de Montes Claros em 1884. Joaquim (Quincas Rabelo) era filho de Modesto Antônio Rabelo e Joaquina de Magalhães; nasceu em Jequitaí a 19 de Agosto de 1860 e casou-se no município de Montes Claros com Josefina de Azevedo Soares.
    O Sr. Quincas Rabelo exerceu o cargo de escrivão da coletoria provincial de Jequitaí, aqui foi chacareiro e negociante, transferindo-se depois para a zona rural onde em colaboração com Alexandre Rodrigues, Joaquim Mendes Camelo, José da Silva Maia e outros fundou o povoado e distrito de Bela Vista (hoje Mirabela), Faleceu nessa cidade em 1925, deixando 8 irmãos e 218 sobrinhos. O casal Quincas e Josefina tiveram 3 filhos; Julieta, Joaquim, e Antônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó assina Magalhães e Rabelo, e mora eim Varzea da Palma

      Excluir
  12. 1 - Julieta Rabelo (minha bisavó), nascida em 25 de Setembro de 1888, casada com José Rodrigues da Silva (Juca Rodrigues meu bisavô), tendo 10 Filhos; Lôpo (meu avô), Mario, Valdemar, Belmiro, Bernadete, Maria Noeme, Joaquim, José e Maria Terezinha.
    A - Lôpo casou-se com Maria de Oliveira Veloso; filhos José Itamar (falecido), Maria Helena, Maria Nazareth, Maria de Lourdes, Reinaldo (meu pai), Paulo, Maria Sônia, Vanderlei, Newton e Lúcia.

    ResponderExcluir
  13. Minha Vó é de Itaperuna - RJ metade da cidade de Itaperuna é Rabelo, é um bom lugar pra pesquisar. Inclusive eu conheci alguns primos nesse carnaval. Eles sempre se encontram numa festa que batizaram de Rabelada onde ele reúnem a maior parte da família Rabelo.

    ResponderExcluir
  14. eu tbm pertenço a familia RABELO,ou RABELLO.e queria muito saber a origen da minha familia.nao sei da onde veio esse nome,só sei dizer que a familia é muito mas muito grande msm.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos me chamo simone e sou da família Rabelo,segundo um médico aqui de Belém do Pará a família Rabelo é descendentes do povo Liibanês e existe família Rabelo em Libano e com relação ao que vcs falaram ai em cima somos descendentes de Portugues,Italianos,Espanhois e Libanês .

    ResponderExcluir
  16. Olá Moro em Florianópolis, mas minhas origens (meus avós) por parte de pai é da cidade de Barra do Garça em Mato Grosso, sendo que tem uma rua com seu nome Waldir Rabelo

    ResponderExcluir
  17. Olá, sou da Família Rabello ( parte materna) , meu tataravô , se chamava Josefino Gomes Rabello , possuía terras no interior da Bahia na cidade de Catú e redondezas. Contam os mais velhos que ele teve cerca de 16 filhos , com duas mulheres , o mais novo da primeira mulher ( que era índia e se chamava Maria Portela Rabello) era o meu bisavô José Gomes Rabello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACREDITO QUE NÓS SOMOS PARENTES.
      MEUS BISAVÔ ERA JOSÉ GOMES RABELLO E TAMBÉM ERA DO INTERIOR DA BAHIA DE CATU. MINHA AVÓ É A SEGUNDA FILHA DELE.
      RS...

      Excluir
    2. COMO ERA O NOME DA SUA MÃE??
      MEU EMAIL É:
      priscilarabello_nutricao@hotmail.com
      GOSTARIA MUITO DE CONHECER A ORIGEM DA FAMÍLIA.

      Excluir
    3. Nossa, vc deve ser parente proximo!!! Eu sou baiana, e tenho um primo com o mesmo nome do seu bisavo, mas ele eh Jr. Sou bisneta de Filomena Gomes Rabelo e Cirilo Rabelo

      Excluir
    4. meu biso era josé gomes rabelo. neta de lindaura gomes rabelo, filha de carlos alberto rabelo nonato.

      Excluir
  18. JEDURABELO: MEU AVÔ PATERNO É DA FAMÍLIA RABELO E EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A MINHA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber aonde estão os parente Rabelo (Rabello) que são a queles que virão de Portugal e chegaram no Rio em volta do ano 1880 o meu avô era Manuel Rabello de Araujo, tinha irmãos que se dividiram os Rumos O MEU PAI QUASE 90 ANOS SE CHAMA FRANCISCO RABELLO ARAUJO, A AVÓ BERNADINA RABELO ARAUJO CASADO EM GUARATINGUETÁ- SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi, Guaratinguetá tem a serra dos Rabelos (que é um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira), hoje um bairro rural denominado Gomeral. Se vc procurar no google vai encontrar imagens é um local turístico. A casa do Manoel Rabelo de Araujo, feita por ele ainda existe, tem mais de 200 anos é hoje a Pousada Donana (Ana minha mãe). Ele teve 24 filhos sabemos o paradeiro de apenas três deles. Sou bisneta do Joaquim Rabelo que é um desses 24. Me chamou a atenção o nome Bernardina de sua avó, meu avô era Bernardino. Rsrsrs.
      Fala-se que o nome era Araújo e que Rabelo foi acrescentado por conta dos barcos Rabelos que navegam o Rio Douro em Portugal, única embarcação até anos 80 a navegar naquele rio dado o número de cascatas e curvas, resumindo: perigos. Há registro por escrito dessas embarcações desde o século X. Vale a pena pesquisar também.

      Excluir
    4. muito obrigada ,Angelina Monteiro gostei do que falou e isto e o que se aproxima do real ,valeu amiga...

      Excluir
  20. Sou Rabelo também de origem Mineira, meu bisavô se Chamava José Rabelo, conhecido como Zé Vida. Morava em uma pequena fazenda nas proximidades de Indianópolis região de Triangulo Mineiro, meu avô fala que o Rabelo veio da Itália mas também sem certeza. Nossa família é muito grande, espalhadas nos estados de Tocantins, Goiás e Pará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou da família Rabelo de Goiás, meu avô paterno falecido chamava João Alves Rabelo nascido em Abadiânia Goiás, filho de Bento Rabelo, será que sua família tem ligação com a minha ? A gente não sabe direito da origem da família queria muito saber . Meu pai fala que tem origem italiana e fala que tem outros por aí . Se alguém souber me envie um e-mail por favor asserjunior@hotmail.com

      Excluir
  21. Não possuo Rabelo em meu nome, mas minha família é Rabelo, somos de Manaus, uma parte é de Coari, e somos uma família muito grande, minha mãe disse que esse nome veio de descendentes portugueses, mas não é de certeza.
    Prazer conhecer vocês parentes... ^^ kk

    ResponderExcluir
  22. ALGUÉM CONHECE RICARDO HONÓRIO RABELO? SUA FILHA ESTÁ PROCURANDO POR ELE. DISSERAM PARA ELA QUE ELE HAVIA MORRIDO,MAS CHEGOU AO SEU CONHECIMENTO QUE ELE ESTÁ EM FORMOSA, GOIÁS.

    ResponderExcluir
  23. Meu nome e Alvaro da Silva Rabelo Neto . minha familia e da bahia . temos parentes em yoda bahia , rio e sao paulo gostaria de connhecer mas sobre minha familia .

    ResponderExcluir
  24. sou rabelo do maranhao e queria saber a origem da familia,,,,

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Eliza, eu não tenho Rabello no sobrenome e nem meu pai,mas ele é neto de José Rabello de Carvalho nascido em 06/02/1882 e faleceu em 24/03/1969,viveu na zona rural de Botelhos e seus restos mortais encontra-se no Cemitério Municipal de Botelhos,frequentou a antiga Vila Marambaia, hoje município de Bandeira do Sul, cidades do Sul de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  26. Bom, sou Rabelo e minha família é descendente dos Italianos.

    ResponderExcluir
  27. Eu era para ser Rabello, mas, quando foram registrar meu avô Waldevino Rabelo (ex soldado do Exercito paulista) acabaram errando e colocando Rabelo. E ficou o erro até hoje... Eu, Michele Caroline Rabelo, tenho família em Passa Quatro - Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  28. o Rabello veio do meu avó que era filho de Portugueses, viveram em Santos Dumont MG, com agregados no RJ, Acre e Vitoria

    ResponderExcluir
  29. Meu bisavô que veio de Passa Quatro - MG se chamava Waldevino Paes Rabelo e se casou com Elza Tondato e incluiu o Rabelo, e meu avô que era filho deles, foi Waldevino Aparecido Rabelo, e se casou com Neide Barbosa, que começou a assinar Rabelo, também. Isso já na cidade de Suzano - SP. Meu avô era soldado do exercito brasileiro, ficou muito tempo na cidade de Caçapava - SP servindo...

    ResponderExcluir
  30. Sou Rabello do sul de SC (Araranguá). Pelo que meus pais contam, nossa origem vem da imigração dos Rabello da Itália para a Espanha no sec XIV, e, posteriormente para o Brasil no sec XIV.

    ResponderExcluir
  31. Olá! Meu nome é Cristiane Rabelo. Meu pai Edilmon Rabelo nasceu em Carmo do Cajuru - MG. Nesta Cidade a maioria do pessoal tem Rabelo como sobrenome. Meu avô era Antônio Rabelo e meu bisavô Francisco Rabelo. Meu tio Marcelo Rabelo, fez uma pesquisa sobre a genealogia dos Rabelo e descobriu que um Rabelo se casou com uma mulher de sobrenome D'avila . Bom, é só isso que eu sei...

    ResponderExcluir
  32. Meu tio avô - Padre Sebastião Rabelo - contava que os primeiros Rabelos que vieram para o Brasil se dividiram da seguinte forma: um foi para Pernambuco, outro para o Rio de Janeiro e outro para o Ceará. Daí se espalharam pelo País. Meu avô (Cícero Rabelo) é de Manaíra, na Paraíba. Dizem que todos os Rabelos(Rabello, Rabêlo, Rebelo) no Brasil são uma só família! E que somos parentes do Joaquim da Silva Rabelo, mais conhecido como Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca.

    ResponderExcluir
  33. Sou Rabelo por parte de pai,meu tetravô veio de Portugal (não sei o nome dele e nem da minha tataravó),eles foram pra bahia...queria saber mais sobre a historia dos rabelos baianos,se eu não me engano o nome dele era Quirino,era um fazendeiro bem poderoso e a filha dele (minha tataravó) se casou com um homem negro e pobre que ele mandou matar. Se alguém souber desse fato ou tiver algo parecido,gostaria muito de saber.

    ResponderExcluir
  34. Oi sou jailson rabello nacido em rondonia mais hoje moro em vitoria do espirito santo minha familia parte de pai era de minas gerais que bom saber que samos uma familia so

    ResponderExcluir
  35. Sou da familia Rabelo Meu avo fala que o pai dele veio de Portugal, e chamava "Carlos Rabelo" ele ficou na fazenda Bananal municipio de Varzea Da Palma MG, Meu Tio "Victor Hugo" Ficou na Cidade de Coração de Jesus Mg,o Outro "Verdegalo" foi Para Rio Janeiro ..quem souber mais informaçoes.. nos passa..!

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é João Rabêlo, a minha família mora em Mar de Espanha e Senador Cortes em MG, pelo que contam é de origem Portuguesa... mas recentemente eu tive informação que a origem mais antiga da família é Italiana.
    Existe um tipo de embarcação fluvial em Portugal que tem o nome de BARCO RABELO e transportava vinho pelo rio Doro até o Porto, como a origem de muitos sobrenomes em Portugal está ligado a profissão, pode ter origem ai.

    ResponderExcluir
  37. Olá, meu nome é Cristina Rabello, meu sobrenome vem do meu bisavô paterno Guilherme Rabello, ouço histórias que ele chegou com irmão de Portugal aqui no Rio por volta 1900/1924... por aí.

    ResponderExcluir